terça-feira, 24 de abril de 2012

Etiqueta - Arrumando a mesa à francesa

Arrumando a mesa, sem mistérios!

Gente, esse post foi um grande achado, sabe porque? Fazia um tempão que eu procurava algo de tipo e nada, eu queria a ajuda de um especialista no assunto para nos ajudar a estar em dia com etiqueta caso seja necessário, afinal nunca se sabe quando vamos nos deparar com uma mesa mais sofisticada.
E uma coisa é fato! Quando você se depara com muitos talheres, pratos e copos dá uma travada, né!!!! Por isso, segue abaixo um passo à passo bem simples que vai clarear sua mente e te ajudar naquele evento que você está planejando!
O interessante é sempre estar por dentro do que a etiqueta diz e na hora certa não dar vexame!!! 

Confira abaixo e aprenda com o designer Marcelo Sampaio.

Tudo começa pela toalha, então vamos lá:

Em refeições especiais, aconselha-se usar uma toalha fina, feita de tecido de qualidade. O sousplat funciona como uma bandeja dos pratos que serão usados durante a refeição e deve ser removido com o último prato, antes da sobremesa.
Os copos são dispostos à direita do prato, de forma decrescente de altura e de acordo com a ordem dos pratos, lembrando que o maior é sempre para água e, entre as taças de vinho, a menor é para vinho branco. A taça pequena é para o licor. Se for servir champanhe e a taça for do tipo flute, ela deve ficar um pouco mais para frente em relação aos outros copos.
O prato de pão fica à esquerda e um pouco acima do sousplat. Sobre ele, coloque a faca pra manteiga.
Os talheres de sobremesa devem ser dispostos de forma a facilitar o uso na hora de cortar. Assim, a lâmina da faca deve sempre ficar virada para a esquerda e, a do garfo, para a direita; a colher acompanha a disposição da faca.
Os garfos ficam à esquerda do prato, também na ordem em que os pratos que serão servidos. Lembre-se de que, depois da entrada (servida em um prato pequeno de sobremesa), sempre vêm as carnes brancas, ou seja, frango ou peixe. O último exige talher específico. Os talheres mais próximos do sousplas são os do prato principal.
À direita do prato devem ser colocadas as facas e a colher de sopa (se houver necessidade).
Se você for servir sopa, coloque o pranto fundo em cima do prato principal. Para a salada, usa-se um pratinho menor, incluído apenas na hora de servir sobre o prato principal. Caso haja mais de um prato principal, troque-o a cada comida.
Você pode acomodar o guardanapo tanto em cima do prato, quanto à esquerda, do lado dos garfos.
Na hora de servir a sobremesa, se você quer fazer bonito e mostrar que entende de etiqueta, coloque sobre o prato uma cumbuca para a lavanda.
Lembre-se de que os copos e o guardanapo permanecem o tempo inteiro. Viu como é fácil e bonito colocar a mesa do modo formal?

Dicas Gerais
Copos
Sempre da direita para a esquerda, no sentido em que serão empregados, os copos ficam dispostos na seguinte ordem: vinho branco, vinho tinto, água ou champagne. Esta é também a ordem de tamanho dos copos, o de vinho branco é normalmente menor do que o de vinho tinto, que por sua vez é sempre menor do que o de água.
Talheres
O conceito é que os talheres são utilizados sempre de fora para dentro. A quantidade de talheres à mesa, depende de quantidade de pratos servidos em uma refeição e os talheres ficam dispostos de modo que sejam utilizados na mesma ordem em que os pratos são servidos. Na mesa, os garfos ficam à esquerda do prato. As colheres de entrada ou de sopa, junto às facas, sempre com o corte voltado para dentro, ficam do lado direito do prato e os talheres para sobremesa à frente deste. O garfo para salada normalmente é menor e mais largo que o garfo principal.
Pratos
Em uma refeição à francesa, quando há alguém servindo os pratos, estes são retirados da mesa juntamente com os talheres utilizados, à medida que mais pratos vão sendo servidos. O prato de salada pode ficar sobre o prato principal e o prato de pão fica acima e à esquerda destes. O pão é um dos poucos alimentos que devem ser comidos com as mãos. O sousplat é um prato largo, colocado em primeiro lugar à mesa. Este prato serve apenas para sustentar outros pratos ou tigelas e não é trocado durante a refeição.
Guardanapos
Os guardanapos cuidadosamente dobrados podem ser dispostos à esquerda dos pratos ou mesmo no interior destes. Uma dica é elaborar um pequeno arranjo com flores e utilizar o porta-guardanapos para dar um toque. Ao sentar-se à mesa, os guardanapos são desdobrados e colocados no colo, onde permanecem durante a refeição. Ao término, o guardanapo deve ser dobrado e colocado ao lado esquerdo do prato.
Posição dos convidados à mesa
Nem sempre este ponto é levado em consideração, mas para que a refeição transcorra o mais agradável possível, procure dispor os convidados que tenham interesses comuns e afinidades, próximos uns aos outros. Também é interessante que se intercale na mesa homens e mulheres.


(Fonte: http://www.isecretarias.com)

Precisando deixe seu comentário!!!
Até o próximo post!!!

2 comentários:

  1. Valeu por este grandioso post em que trata de assunto tão relevante da: Etiqueta - Arrumando a mesa à francesa que foi Postado por você minha amiga Dani M Coura e que complementas bem assim: "Arrumando a mesa, sem mistérios"! E só em pensar que o meu primeiro cursos sobre isso fazem uns 32 anos passados e Ganhei até um manual sobre isso e que agora vejo sua postagem aqui e penso até que alguém pode pensar ser fácil só numa primeira olhada que se dá mas eu bem sei que requer muito conhecimento e destreza para arrumar e guardar na lembrança perfeitamente como deve ser feito e concluo dizendo que guardarei comigo este post entre uns e outros arquivos pessoais, pois a gente nunca sabe quando irá precisar fazer algo assim dentro dos padrões tão formais e por isso eu lhe digo que fico grato, ok!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/24/2012

    Nossa muito legal essa dica, aguarde e veráaaaa

    Tia Sol

    ResponderExcluir