sexta-feira, 13 de abril de 2012

Destino - Veneza, Itália

E lá vamos nós - Destino Veneza, Itália



Conforme prometido: Benvenuti in Italia, que comece a saga Itália!!!
Depois de Paris nada melhor do que a romântica Venice... Eita cidade linda. Em minha duas visitas a essa cidade foram só lindas surpresas... não me canso de dizer, essa cidade é linda e muito diferente, quando você conhecer vai concordar comigo! 
Acredite, essa é uma cidade que com certeza pisando na Itália você NÃO pode deixar de conhecer!!! 
Antes do começar com as dicas propriamente ditas seguem abaixo algumas informações da cidade, afinal um turista bem informado vale por dois, rs!

Informações e Serviços


Agência Nacional de Turismo da Itália (Enit) - www.enit.it

Site de turismo da cidade - www.turismovenezia.it

Idioma - italiano (oficial), embora haja habitantes que falem o veneziano, variante do dialeto vêneto.

Fuso horário - 5 horas a mais em relação ao horário oficial de Brasília

DDI da Itália - 39

Código de Veneza - 041

Moeda - Euro.

Valor de troca - Para saber a cotação da moeda local, acesse economia.uol.com.br/cotacoes/

Informações turísticas - Em toda a Itália existem centros de informação turística (APT). Em Veneza, são 13 . Os horários variam muito, alguns abrem às 8h, outros não funcionam em dezembro, por exemplo. Mas é muito difícil não encontrar um por perto em uma cidade pequena como Veneza (271 mil habitantes).

Localização geográfica
Se você vai de carro conhecer a localização no mapa é imprescindível... Afinal pertinho de Veneza existem outras lindas cidades que você pode conhecer como: Lago di Garda, Verona e outras...



Como chegar e sair de Veneza

Carro
Nem pense em transitar pela cidade de carro (mesmo porque é fisicamente impossível). Deixe-o num estacionamento e pegue somente no dia de ir embora. Não seja enganado pelos falsos guardinhas de uniforme oferecendo estacionamento: Vá aos locais de máquina automática.
Avião
Aeroporto Marco Polo. ATVO sai da Piazzale Roma e custa 2,58 euros. Balsas saem da Piazza San Marco, levam em torno de 1 hora e custam 9,82 euros. Taxis (lanchas) devem custar em torno de 78 euros para 2 pessoas. Evite lanchas particulares, são uma exploração.
(41) 2609260
Fica a 10km ao Nordeste da cidade
Trem
Quando pegar um trem para Veneza, certifique-se de que ele vá até a Stazione Ferroviaria Santa Lucia, pois alguns chegam somente até a Stazione Venezia-Mestre.

Como se locomover na cidade


Veneza é uma cidade muito peculiar: Taxis são lanchas e ônibus são ferries. Além disso, o layout da cidade é muito irregular, ruas mal sinalizadas e riozinhos que não acabam mais.... porém não se preocupe é impossível se perder por lá, em Veneza literalmente todos os caminhos levam a Roma, rs!!!
A cidade é peuquena e parece que todas as ruazinhas levam ao centro!!! É divertido!


Item 
Custo
Onde Comprar
Gondola
Negocie com o goldoleiro antes de entrar na gondola. Deve custar em torno d
Um passeio romântico
Vaporetto (simples/1 dia/3 dias/7dias) (Vaporetto)
3,10/9,30/18,08/31,00 euros
(41) 5287886 oferece informações. Para comprar nas próprias estações.


Atrações Turísticas

Ponte Rialto- Essa ponte é a única que liga as duas margens do Canal Grande no coração de Veneza. É impressionante o número de pessoas que atravessam a Rialto todos os dias, sempre a pé, é claro. A atual Rialto é uma ponte parcialmente coberta, construída em pedra no fim do século XVI. Todos se emocionam ao ver a ponte pessoalmente, sobretudo ao passar sob ela de vaporetto ao pôr-do-sol.

Piazza San Marco - Provavelmente a mais bela praça do mundo e um ícone de Veneza. Nela fica a Basilica di San Marco, em estilo veneziano-bizantino, e o Palazzo Ducale, um amplo edifício em estilo gótico–veneziano, todo de mármore branco e avermelhado, com arcadas, que chama a atenção por sua elegância. Construído a partir do século XII, foi passando por importantes modificações até o século XVI, quando assumiu a aparência ­atual.

 

Museo Storico Navale - Eis um programa diferente para aqueles que já se “intoxicaram” com pinturas e esculturas. Bem ao lado do Arsenale, o museu naval oferece uma boa coleção de réplicas de antigos navios mercantes e de guerra utilizados pela República de Veneza, inclusive uma do Bucintoro, barco folheado a ouro que os dogi utilizavam no dia da Ascensão.

Museo Collezione Peggy Guggenheim (Palazzo Venier dei Leoni) no palácio Venier dei Leoni, um lindo edifício veneziano à beira do Canal Grande funciona um museu que abriga obras de representativos artistas modernos.

Ponte dos Suspiros Construída no século XVI, ela liga o edifício do Palácio dos Dodges ao da Nuova Prigioni (“Prisão Nova”), da qual é separado por um canalzinho. 

Torre dell Orologio À esquerda de quem, estando na Piazza San Marco, olha para a basílica, não passa despercebida a linda Torre dell Orologio, obra de Gianpaolo Ranieri e de seu filho.


DICA - Venice Card passe turístico da companhia de vaporettos de Veneza que dá direito ao uso de transportes públicos (ônibus) e acesso a diversas atrações, é vendido nos escritórios de turismo, em atrações turísticas e em algumas tabacarias.

Comes e bebes em Veneza

É triste, mas é verdade. Muitos dos restaurantes de Veneza são caros e turísticos demais.
Mesmo assim, ainda é possível comer bem, mas é preciso procurar para evitar cair nos pontos mais turísticos.

Se dinheiro não for o problema, vá ao Da Fiore (San Pólo 2202, Calle del Scaleter, 041 721 308, www.dafiore.com), considerado o melhor de Veneza pela sua criatividade nos pratos com frutos do mar.

O Corte Sconta (Calle del Pestrin, Castello, 041 522 7024, fecha seg) também tem saborosos pratos de frutos de mar e lugar para sentar ao ar livre.

No Giorgione (Via Garibaldi 1533, 041 522 8727, fecha qua), nos entremeios de Castello, o dono, Lucio, canta quase todas as noites.

Uma pizza bem gostosa você encontra no Al Nono Risorto (Sottoportico di Siora Bettina, Santa Croce, 041 524 1169); o pátio aberto é arejado no verão (mas traga repelente de insetos).

Orange (Campo Santa Margherita, Dorsoduro, 041 523 4740, www.orangebar.it), um restaurante transado e um bar com terraço.

Se você está mais preocupado com a bebida do que com a comida, siga os venezianos e mergulhe num bacaro, o equivalente veneziano dos pubs, mas que só serve vinho e os aperitivos, os cichètti (estilo tapas), são cortesia.

Outra boa opção é a Osteria alla Botte (Campo San Bartolomeo, San Marco, 041 520 9775). 

O Harry’s Bar (Calle Vallaresso, San Marco, 041 528 5777), o melhor bar da cidade, público jovem e descolado. 

Outro famoso ponto turístico é o Caffè Florian, na Piazza San Marco, fundado em 1720.


Hospedagem

Bom para mim se hospedar em Veneza é pura bobagem... sabe poque? Imagina você com malas dentro do ferrys, alguns deles ficam lotados, eu hein!!!!
Se você quer aproveitar seu passeio fique em uma cidade vizinha, como cidades do Lago Di Garda ou Verona, é bem mais tranquilo, você não precisa andar com sua mala por aí, e você aproveita mais a viagem.

Mas se você quiser se hospedar por lá mesmo, seguem algumas dicas:
Para quem não quer gastar muito,  Albergues (hostels), podem ser uma opção muito boa, com preços razoáveis. O B&B Rota fica localizado no coração de Veneza e o Albergue da Juventude é um dos mais conhecidos.
Algumas possibilidades de hotel, de aproximadamente 60 ou 70 Euros o casal, é o Casa Boccassini e o Alloggi Agli Artisti.
Ao procurar Hotéis ou Albergues em Veneza pela internet, é importante observar o endereço. A Veneza Mestre é uma cidade industrial ao lado da Veneza e Veneza Santa Luzia é a parte turística da cidade, portanto, tome cuidado!

(Fontes: http:viagem.uol.com.br/ http: www.hotelepraia.com/ http: www.venicelink.com)

Espero que as dicas tenham te ajudado... programe seu passeio e Buon Voyage a linda Veneza!
Caso você tenha dúvidas, deixe seu recadinho, ok!
Até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário