segunda-feira, 23 de abril de 2012

Destino - Amsterdam, Holanda - parte1

Dicas práticas de viagem - Amsterdam



Bom, como sempre antes de colocar as informações turísticas das cidades eu gosto de fazer uma introdução para você entender aonde está se metendo, por isso para Amsterdam cidade lindaaaa (uma das melhores da Europa) seguem as dicas aos viajantes!!!!
Olha só para mim a Holanda é um dos melhores destinos da Europa, além de ser uma país super pequeno vocês encontra cidadezinhas próximas super charmosas e encantadoras, vale a pena!!! Mas vamos com calma, começando pela capital e nos próximos post vou te dando maiores detalhes e mais dicas turísticas.

As dicas abaixo são básicas, coisinhas do dia a dia que você deve saber afinal, informação nunca é demais!!

Aproveite e vá arrumando suas malas!!!




Telefones de emergência112 (ligue em casos de vida ou morte). Telefone da Polícia para casos não emergenciais: 0900-8844. Polícia em holandês: Politie. Bombeiros em holandês: Brandweer. Socorro em holandês: Help! (igual em inglês.)

- Tomadas: aqui na Holanda todas as tomadas são de pino redondo. Todas. Não tem tomada de pino achatado. Isso é bom pros holandeses, que seguem apenas um padrão, mas pode ser chato pros estrangeiros que trazem os eletrônicos com formatos de tomada diferentes. Então, se você vem pra cá e vai precisar de uma tomada que não seja redonda traga um Benjamin. Ah sim, e a voltagem no país todo é 220V.

- Travelers cheques: na Holanda eles são roubada na certa e desconfio que no resto da Europa também. Aqui quase ninguém aceita e se você quiser trocá-los vai pagar uma taxa alta em casas de câmbio. Em lojas, nem perca seu tempo perguntando. 




- Cartão de crédito: Ainda no assunto grana, cartões de crédito são em geral aceitos em lojas maiores e em armadilhas de turista, mas estão longe de serem aceitos em qualquer lugar. Em alguns lugares há uma taxa extra por usar o CC, e em outras um valor mínimo a partir do qual eles são aceitos. Em supermercado, nenhum aceita. Em restaurantes é raro. Sempre pergunte antes no estabelecimento se aceitam cartão de crédito.

- Maestro: por outro lado, a rede Maestro é razoavelmente aceita por aqui. Se sua conta de banco permite saques internacionais com cartão de débito, os caixas do PostBank, azulzinhos, aceitam.  Dependendo da taxa que seu banco cobrar pode compensar. Mas garantido mesmo, aqui na Holanda, só grana... 

- Taxis: para ricos e emergências. Em geral são caros e não compensa pegar. A rede de transporte público é razoavelmente boa, apesar das constantes e iradas reclamaçoes dos locais. Se você chegar no Aeroporto de Schiphol, compensa muito mais pegar um trem pra cidade do que pagar o absurdo que custa um táxi até lá. Compre o bilhete de trem nas máquinas amarelas no saguão do aeroporto ou nos guichês. Se você realmente preciar pegar um táxi há diversos na saída do Aeroporto. Taxis podem ser parados na rua, mas não podem parar em qualquer lugar. Alguns taxis podem usar a pista do tram. A corrida pode ser cobrada no taximetro ou combinando o valor antes. Se você realmente precisar de um taxi na rua, ligue para: (020) 6777 777.




- Banheiro: assunto delicado, mas enfim, pode evitar alguns micos. Na Europa em geral se joga o papel no vaso sanitário direto e não no cesto. A maioria dos banheiros, pensando bem , em todos os banheiros de hotel que freqüentamos não tinha nem cesto ao lado do vaso. Se você precisar ir e estiver no meio da rua, é comum os estabelecimentos cobrarem uma taxa de alguns centavos pra não fregueses usarem o banheiro - até o McDonalds faz isso. Nem por isso ele é um primor de limpeza, infelizmente. 

- Serviço: o serviço em restaurantes, bares e lanchonete na Holanda tem fama de ser lento, atrapalhado e mal-educado. Como em qualquer lugar no mundo você vai encontrar lugares ótimos com o atendimento de primeira e lugares horrorosos... Por isso antes de entrar no restaurante é sempre bom conferir se cheio, afinal como nós não conhecemos temos que confiar nos outros, rs!

- Gorjeta: Talvez pelo serviço não ser essas coisas, sinta-se a vontade para dar ou não gorjetas... Você pode arredondar sua conta pro Euro mais próximo - pagar 12,00€ em vez de 11,50€ por exemplo. 

- Pedir informações: pode perguntar em inglês direto, sem medo de ser feliz. A maioria absoluta dos locais fala inglês e estão totalmente acostumados a terem turistas na sua cidade. Tá, parar pessoas na rua é sempre um tiro no escuro, mas as suas chances de sucesso são razoáveis. De qualquer maneira, você sempre pode entrar em algum estabelecimento (que não seja supermercado) e perguntar. 

ÁguaPode tomar água da torneira direto, sem problemas. A Holanda tem uma das melhores águas encanadas do mundo. Se você quiser, compre uma garrafinha de água mineral e depois fique enchendo com agua da torneira. Sai geladinha, uma delícia. Se quiser, pode pedir um copo de água em um bar ou café, que eles te dão da torneira e não cobram. 





Segurança: Amsterdam é uma cidade razoavelmente seguraCrimes violentos são raros e em geral ganham as páginas dos jornais. É comum ver pessoas sacando dinheiro na rua a noite e  andando com máquinas fotográficas ou usando laptops em  metrô. Porém, acontece muitos furtos. Batedores de carteira são comuns especialmente nas áreas mais turísticas. Se você largar sua carteira dando sopa, ninguém vai te devolver - você nunca mais a verá. Use o bom senso, não dê bobeira com seus pertences - se você ficar atento com furtos, dificilmente alguém irá te abordar diretamente em um assalto. No centro e áreas turísticas, de vez em quando alguns junkies bordam pedindo trocado. Ignore-os, que eles te deixam em paz. não dê trela, nem fale inglês. Nunca compre nada na rua e não fotografe as meninas nas vitrines no Red Light District.

Hospedagem: Amsterdam é uma cidade cara para hospedagem. Em Amsterdam, bons lugares são: perto da Centraal Station se você quer locomoção fácil e não se importa com ruas cheias, barulhentas e agitadas. Ao redor do Vondelpark é um bairro bonito e perto dos museus. A Leidseplein e Rembrandtplein são praças da balada. Plantage é mais afastaado e tranquilo, muito charmoso. Não recomendamos Amsterdam-Noord, Zuid-oost, Bijlmer, Schiphol: são afastados e pobres em atrações turísticas. 






(Fonte: www.ducsamsterdam.net)


Gostou das dicas, aguarde o próximo post!!!
Ah não esqueça, precisando deixe sua pergunta!!!

7 comentários:

  1. Valeu amiga Dani M Coura suas dicas Práticas uma vez que você foi lá e conferiu de perto e agora nos passa com tranquilidade e conhecimento de causa e por isso mesmo que mais confiável tal informação por se poder observar em fotos dos passeios que vc realizou nos locais pre´determinados por sua meticulosa escolha onde poriam ser mais bonitos e interessantes,e com um belo "V" da vitória que me chamou bastante atenção a sua descontração que transpareceu naquela foto de seu gesto belo, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Oii... Nosso ultimo destino é Amsterdã ... Já me atentei as dicas e depois te conto tudo ... Bj

    ResponderExcluir
  3. Si... se vc puder vá conhecer os campos de tulipas em Zaanse Schans, cidadezinha do a 20 km de Amsterdam, linda linda e linda...
    Dá uma olhada nas fotos no meu face!

    ResponderExcluir
  4. Hummmmmm... Estou empolgadissimA... Amanhã embarcamos.. Vou ver as fotos... Bj

    ResponderExcluir
  5. Luciana4/23/2012

    Dani, como sempre... Adorei!!!
    Eu fiquei na rede de albergues Stayokay e super indico (bom, ao menos em 2007, era excelente e o café da manhã tbm) e eles possuem unidades em todo canto de Ams.O que eu fiquei foi do VoldelPark! Adorei!!
    Do aeroporto, eu desci em um distante (pela Low Cost. N lembro qual era o aeroporto) e ai paguei um transfer de busão leito..deu 1 hr de viagem e saiu 32 euros (ida e volta).
    Outra dica gostosa...as batatas fritas que vem no cone de papel dos carrinhos de rua..mmmm delicinhas!
    Aah eu tenho uma fotinho dentro do tamanco tbm!! Adoooro..fofos né?
    Ah e fui no Madame Tussauds (na época, o albergue dava um descontinho lá).
    Bjos e até a próxima dica! Bjs Lu

    ResponderExcluir
  6. Uhmmm Lú obrigada pela dicas tb!!!!
    Agora essa batatinha frita é demais mesmo, deu água na boca, rs!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4/24/2012

    Querida Dany, as dicas são otimas e vou pensar na possibilidade de conhecer a Holanda, mais na volta passo por Paris rsrrsr!!!

    Sol

    ResponderExcluir